• Início
  • Sobre
  • Blog
    • Doenças Autoimunes
    • Estilo de vida saudável
    • Entrevistas
  • Contacto

Sofia Silva Ribeiro

  • Início
  • Sobre
  • Blog
    • Doenças Autoimunes
    • Estilo de vida saudável
    • Entrevistas
  • Contacto
08 Jul 2019
Estilo de vida saudável

5 estratégias que trarão a tua motivação para treinar de volta

Quando começamos a fazer exercício físico, sentimos os seus benefícios,  e começa a entrar nossa rotina, mantemo-nos então focados e a treinar regularmente. Mas, muitas vezes, por muitas razões diferentes, perdemos a motivação, perdemos o foco e começamos a deixar de lado o exercício físico. Seja porque outros compromissos com maior prioridade surgiram na tua vida, seja porque já não consegues atingir os resultados que esperavas, seja por qualquer outra razão, se estás numa fase menos boa de dedicação ao exercício físico, este artigo é para ti! Vou dar-te algumas estratégias que podes usar para voltar a ganhar motivação e voltares ao teu ritmo. Estas dicas não funcionarão para todos da mesma forma, usa-as apenas para refletir e perceber se fazem sentido para ti neste momento da tua vida.

O primeiro passo é realmente tomar consciência de que estás num momento na tua vida com menos disponibilidade e dedicação ao exercício físico e tentar perceber o porquê e se realmente queres mudar isso. Para isso aponta as tuas respostas às seguintes perguntas:

  • De 1 a 10 qual é a minha satisfação atual com a minha prática de exercício físico?
  • Faz sentido para mim, neste momento, este valor? ou gostava que fosse diferente?
  • Qual é o valor que quero atingir? Qual é então o meu objetivo? E porquê?

Agora que já sabes se queres realmente mudar, onde queres chegar e porquê, vamos às 5 estratégias que trarão a motivação de volta:

1. Volta a analisar as tuas preferências:

Em determinado momento da nossa vida decidimos que o melhor para nós era ir ao ginásio e fazer determinado plano utilizando máquinas e pesos livres, mas isso não significa que esse vá ser sempre o melhor treino para nós. Este pode ser o momento de voltar a refletir sobre que tipo de treino fará mais sentido para este momento da vida (lê o post sobre diferentes tipos de atividade física para te inspirares sobre todas as possibilidades que existem).

2. Respeita a tua rotina ao escolher o melhor momento para praticar exercício físico:

Tal como o nosso dia-a-dia se vai alterando também poderá fazer sentido alterar o momento em que praticamos exercício físico. Por exemplo, uma pessoa que funciona melhor de manhã e por isso pratica exercício físico logo que acorda, pode sofrer uma mudança de responsabilidade no seu trabalho, e passar a preferir usar essa energia logo pela manhã para trabalhar e à tarde quando está mais desconcentrada sair para correr.

3. Varia o tipo de atividade física:

Quando tens a oportunidade de experimentar algo novo, diferente não te sentes logo com mais motivação para o fazer? então o truque é iniciar uma nova atividade. Iniciar algo novo vai-nos dar mais vontade para o fazer, para melhorar e procurar aprender mais. Há tantos desportos que com certeza ainda não experimentaste: dança, surf, ténis…

4. Faz um exercício de visualização:

Tira um momento para fechar os olhos e visualizares o cenário a que as seguintes perguntas te levam: Qual é o exercício físico que mais gostas de fazer? visualiza-te a fazer esse exercício, onde estás, com quem estás, como te estás a sentir, visualiza todos os pormenores. Visualiza-te a terminar o exercício, onde estás, com quem estás, como te estás a sentir? Traz essa sensação boa para o presente e usa-a como motivação para voltares a sentir tudo isso. Repete este exercício sempre que precisar de te recordar do bem que te faz sentir o exercício físico.

5. Como defines exercício físico?

Exercício físico pode ser qualquer atividade que te faça mexer o corpo, acelerar o ritmo cardíaco. Qual é a tua definição de exercício? Muitas vezes tendemos a ver o exercício apenas como “1 hora no ginásio sem parar” ou como “correr 15 km”. Talvez em determinado momento na nossa vida não possamos ser tão rígidos com essa definição, porque por vezes o que se adequa melhor à nossa vida, é uma caminhada com os amigos, ou uma dança. Não precisamos de ser rígidos, precisamos de nos mexer, de nos sentir bem com uma escolha adaptada em cada momento às circunstâncias que vivemos.

Aceitar estes momentos de menos dedicação e olhar para eles como uma forma de aprendizagem é o primeiro passo para nos levantarmos e fazermos algo de bom por nós. Às vezes vai fazer-nos melhor ler um livro no sofá ou ter um banho relaxado do que uma ida ao ginásio, e está tudo bem… Mexermo-nos pode ser tão simples como optar pelas escadas em vez do elevador, toma estas pequenas escolhas no teu dia-a-dia, quando o comprometimento com o exercício físico é menor.

Aproveita os momentos de comprometimento com o exercício, aceita os momentos em que não te comprometes e confia no caminho que o teu corpo te pede.

0 Comments
Share

You May Also Like

O que é o Yoga e como te pode ajudar!

12 de Dezembro, 2019

Alimentação saudável: 7 dicas simples

15 de Outubro, 2019

Porque só contar calorias não é suficiente para perder peso?

22 de Julho, 2019

Como definir objetivos alcançáveis em 4 passos

10 de Junho, 2019

Leave a Comment Cancel Comment

Previous Post
Atividade física: tipos e benefícios
Next Post
Entrevista a Joana

Newsletter

Subscreve e recebe um e-book grátis!

Subscreve a newsletter e recebe grátis o e-book "Diário: Vive melhor com uma doença autoimune". O Diário que te vai ajudar a definir objectivos e encontrar o que está ao teu alcance para controlar a tua doença.

  • Início
  • Sobre
  • Contacto

Copyright © 2021Site Powered by Pix & Hue.