
Entrevista João Ribeiro- Personal Trainer
Através do meu instagram vocês fizeram perguntas direcionadas a um Personal Trainer, e hoje trago-vos as respostas. O João Ribeiro tem sido a pessoa responsável pelos meus planos de treino e posso dizer que recomendo muito o seu trabalho, pela forma fundamentada e individualizada com que o faz.
O João é Licenciado em Desporto e Educação física, com mestrado em Ensino de Educação Física desde 2009. E desde 2011 que tem o curso de Personal Trainer, com uma vasta experiência na área, trabalha quer de forma individual quer em ginásios, na zona de Gaia. Podes seguir e até contratar o seu trabalho através da sua página do facebook.
Aqui ficam as respostas às vossas perguntas dadas pelo João:
1.Quais são os exercícios que queimam mais calorias?
Não existe exercícios que “queimam” mais calorias. O mesmo exercício pode “requisitar” quantidades diferentes de calorias para pessoas diferentes. Vejamos o exemplo, um agachamento pode exigir maior esforço físico para o indivíduo A e ser mais tolerável para o indivíduo B, vai depender tudo da pessoa. O que realmente ajuda a “queimar” mais calorias é a quantidade de músculo e a sua eficiência. Quanto mais músculo, mais calorias são “requisitadas” para “alimentar” o músculo.
2. Quais os melhores exercícios para perder barriga?
Mais uma vez vai depender sempre da pessoa e do seu metabolismo. Mas engane-se quem achar que o abdominal faz perder barriga. Se um exercício de bicep faz aumentar o bicep, será lógico que um exercício de abdominal fará aumentar o abdominal. Perder barriga e tonificar barriga são dois conceitos completamente diferentes, que podem ou não ser conjugados.
Se o objectivo é perder volume muscular, aconselho o treino de musculação com cardio intervalado no final do treino e muita, mas mesmo muito, atenção á alimentação. O treino, a alimentação e o descanso são o triângulo do sucesso no fitness.
3. Quais são os melhores exercícios para perder volume?
Serão sobretudo exercícios que requisitem o maior numero de músculos possíveis, de preferência os chamados grandes grupos musculares, peito, costas e pernas. Não existe uma receita de exercícios ideais para isto ou aquilo, cada pessoa é diferente e por isso é sempre preciso adequar o treino e os exercícios à mesma e ao seu objectivo. Se tiver que generalizar, volto a afirmar, que musculação e cardio no final seria o ideal aliado a uma alimentação saudável e regrada.
4. Perder peso é diferente de emagrecer. No entanto é possível conjugar estes dois objetivos?
Sim, é perfeitamente possível conjugar. Numa fase inicial o que acontece até pode ser uma manutenção do peso e uma perda de volume, caracterizado pela perda de massa gorda e aumento da massa magra, perdemos volume mas ganhamos músculo, uma vez que o músculo “pesa” mais que a gordura conseguimos manter o peso e baixar o volume. Numa fase posterior e com treino adequado é possível e normal perder peso e volume.
5. É mais conveniente ou eficaz para aumentar a massa magra/muscular perder primeiro a massa gorda através da restrição calórica e exercício cardiovascular e só depois construir a massa magra ou deve se feito em simultâneo?
Aconselho a primeiro perder massa gorda depois ganhar massa muscular com qualidade nos treinos e alimentação. Imagine que comprou uma casa abandonada com mato à volta, se primeiro limpar o mato todo depois fica mais fácil reconstruir a casa certo?
6. Como eliminar gordura visceral?
Aumentando a massa muscular, aumentar a intensidade dos treinos levando assim ao aumento do metabolismo basal e uma consequente perda de gordura visceral. Sempre com atenção à alimentação.
7. Posso fazer todos os exercícios a amamentar?
Não deve. Principalmente exercícios que requisitem o músculo peitoral. Porque durante o exercício os nossos músculos produzem acido lácteo e este pode entrar em contacto com o leite maternal e seria prejudicial para a criança.
8. Qual o melhor suplemento pós-treino para quem quer tonificar?
Aconselho Whey Protein, numa fase inicial e dependendo do treino, objectivos e da pessoa!
9. Melhor pequeno almoço para quem treina hipertrofia de manhã?
Mesmo tendo conhecimento e podendo dar a minha opinião, esta não é a minha área e deixo esta questão para uma Nutricionista.
10. Trabalhar um músculo isoladamente resulta mesmo no aumento desse músculo?
Sim resulta. Até é o mais aconselhado, sendo algumas vezes muito difícil isolar determinado grupo muscular, apenas um profissional com conhecimento o conseguirá. Por exemplo isolar o Peitoral, num supino há mais músculos envolvidos no movimento como poderíamos isolar o peitoral nesse exercício? Teríamos que trocar esse exercício por outro press de peito numa “dual cable” (p.e) e adequar o angulo dos cabos ao braço de momento aproximando a carga do eixo de rotação.
11. Treinar e depois não ter dor significa que o treino não teve efeito?
Esse é um pensamento errado. Não ter dor no dia a seguir não significa que o treino foi mau, até pelo contrário pode significar que o treino foi perfeito para os músculos envolvidos. Não podemos esquecer que o exercício provoca inflamação nos músculos (daí a dor no dia ou dias seguintes). Sentir dor significa que o músculo foi além da sua capacidade actual, mas também não significa que o mesmo trabalhou na sua totalidade e em toda a sua amplitude. Os melhores treinos são aqueles que o músculo trabalha na sua amplitude total de forma consciente e controlada, traduzindo em dores musculares durante a execução dos mesmos e ausência de dor no dia seguinte. A Sofia já experimentou isso comigo, perguntem-lhe. 😉
Muito obrigada João pelas aprendizagens, pelos treinos, pela disponibilidade.